Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ASTER 15/30 FRANCO-ITALIANO

ASTER 15/30

Aster  é o primeiro projeto da uma familia de mísseis interceptadores produzidos pela empresa franco-italiana Eurosam. O missil tem por objetivo satisfazer as necessidades de lançamento em plataformas na terra e no mar,  enfrentando as varias ameaças futuras que se desloquem por ar, alem das necessidades operacionais do novo século.  Estas ameaças serao constituídas principalmente por um genero de mísseis caracterizados pela alta velocidade, perfil stealth e otima manobrabilidade. Procurando assegurar a protecção efetiva dos locais estratégicos ou plataformas navais, o Aster foi projetado para  conseguir destruir a estrutura destes mísseis. Ele também  funciona para atacar e destruir patrulhas aereas assim como aviões de caça em formação cerrada.  O Aster tem configuraçoes iguais quando aplicado em plataformas terrestres ou marítimas sendo lançado verticalmente. Além disso, a ele e atribuida a capacidade para conseguir atingir a destruir mísseis balísticos táticos (TBMs). Portanto, uma força composta por esses misseis pode ser candidata a fazer parte do esquema de  defesa territorial.

O Aster 30 é um avançado missil composto por duas fases hipersonicas, sendo que os motores da primeira fase sao considerados um dos mais poderosos e tecnologicamente avançados tendo combustivel solido como propelente. 
No primeiro estagio ele tem filamentos feitos de fibra carbono-epoxi com inserçoes de titanio de alta qualidade, essa tecnologia foi criada pela propria empresa. alem disso e guiado por um sistema de TVC  com dois  bocais móveis, pastilhas de grafite e  articulações flexíveis, o  motor tem um peso bruto de 300 kg . O sistema esta equipado com um radar multi funçao que funciona na banda  I /J, G ou F. Na central de comando o radar de bordo cumpre papel de sentinela, discriminação de alvos,  aquisição e perseguição. É capaz de rastrear simultaneamente 300 objetos voadores, discriminando em torno de 60, e guiando até 16 mísseis. Cada sistema de Aster e composto por um Radar Multi Funçao (MFR), um comando de controle de subsistemas (C2), e celulas duplas de mísseis com lançamento vertical para os modelos Aster 15 e Aster 30.

As barbatanas são instaladas no booster para estabilização aerodinâmica do missil.  As barbatanas tambem são dobráveis para reduzir o espaço do silo-recipiente onde sao armazenados, porem pode suportar a enorme carga de tensao nas maobras que ele executada durante o voo para se manter em direçao ao alvo. Ele e feito de uma liga de metal impregnada com carbono epóxi  torna-o extremamente leve. O segundo estagio tambem tem por combustivel propelentes solidos.

As duas versões do míssil diferem apenas no tamanho do primeiro estagio que ocasiona a diferença de altitude e alcance, sendo  1,7-30 km de alcance para o Aster 15 e de 3-120km para Aster 30. A altitude fica em 13km para o Aster 15 e 20km para o Aster 30.  O missil e capaz de manobras de ate 60 G na sua fase terminal graças a seu perfil aerodinâmico, além disso existem impulsos a partir de jatos laterais no centro de gravidade do missil que fazem correções de última hora da trajetória no momento da possivel interceptação, essa capacidade faz do Aster único no mundo.


Em dezembro de 1997 Aerospatiale anunciou dois testes de Aster 15 e Aster 30.  No primeiro teste um Aster 15 conseguiu interceptar um alvo com perfil skimming mar em um ambiente pesadamente carregado de contramedidas eletrônicas. O missil explodiu  num ponto de impacto a  um metro do  centro de gravidade do alvo. Ja o Aster 30 foi lançado do solo e interceptou o alvo a (30 km) do ponto de lançamento a uma altitude de(11km). O alvo estava voando a Mach 0.84 (900 km / h) e o Aster 30 o interceptou chegando de frente e de cima a Mach 2.68. 



ESPECIFICAÇOES

Fabricante
MBDA

Peso
310 kg (Aster 15)
510 kg (Aster 30)

Comprimento
4.2 m(Aster 15)
4,9 m (Aster 30)

Diâmetro
180 mm (Aster 15)
180 milímetros (Aster 30)

Ogiva
Fragmentaçao com alto explosivo

Mecanismo de detonação
Proximidade

Combustível
Sólido nos dois estágios

Status
Operational

Alcance:
1.7–30 km (Aster 15)
3–120 km (Aster 30)

Altitude de vôo
13 km (Aster 15)
20 km (Aster 30)

Velocidade
Mach 3 (1.000 m / s) (Aster 15)
Mach 4.5(1400 m / s (Aster 30)

Sistema orientação
Data link / Designador ativo na fase final

Aster 30

Aster 15


IRBMs DA FRANÇA

S2 - S3 - S4  IRBMs

Antes da segunda grande guerra a França era um dos paises lideres nas pesquisas sobre física nuclear, no entanto ela veio a ser o quarto pais a conseguir o feito de obter uma reaçao de fissao nuclear atras  dos EUA, URSS e Reino Unido. 

Em 17 de junho de 1958 o entao presidente da republica francesa Charles de Gaulle que ja tinha essa ambiçao antes de se eleger, autorizou a realizaçao de um teste nuclear no próximo ano. O local escolhido foi o oásis Reganne 700 km ao sul de Colomb Bechar na parte argelina do Deserto do Saara, a operação foi comandada pelo Gen. Aillert. O primeiro teste nuclear francês de codinome  Gerboise Bleue, foi executato as  em 13 de fevereiro de 1960 em Reggane Argélia no topo de uma torre de 105 m.  Era um dispositivo usando plutônio como combustivel e teve um potencia de 60-70 kt. No decorrer da decada de sessenta a França concentrou-se nos projetos de fissão pura de alto rendimento destinado a integrar o seu arsenal de armas estratégicas. Uma série de ogivas (AN-11 e AN-22 bombas, MR-31ogivas para mísseis) foram testadas e tiveram rendimentos entre 60-120 kt. A potencia de 120kt parece ser o limite maximo pratico para bombas de fissao pura tendo plutonio como combustivel.  A França conseguira seu objetivo e entrara no seleto grupo de paises detentores da bomba atomica.

Paralelo ao programa nuclear em 1959 a França criou o SEREB (Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Balísticos).  A tecnologia para seus misseis balisticos teve de ser desenvolvido a partir do zero com o objetivo de construir mísseis para serem lançados de terra e tambem no mar com uma alcance previsto em torno de 3500 km. O centro de ensaios do projeto tambem se localizou no Saara argelino.

O primeiro míssil balístico  IRBM (faixa intermediária de mísseis balísticos) a ser desenvolvido foi o S1 que nao teve vida longa, entao logo depois iniciou-se os testes de uma versao melhor o S2, sendo que  seus primeiros lançamentos começaram em outubro de 1965 e seu alcance estava na faica de 2900km sendo movido a combustivel solido e sendo composto por dois estagios. 18 silos foram  implantados no Plateau d'Albion entre Marselha e Lyon onde construíram-se dois grupos de nove silos. A força de mísseis estava armada com a ogiva  MR-31 de fissão pura com potencia nominal de 120kt, e em 2 de agosto de 1971 finalmente o missil tornou-se operacional. 

No início dos anos sessenta um esforço para desenvolver armas termonucleares começou e o homem escolhido para liderar o projeto foi o brilhante e jovem físico chamado Roger Dautry. Pouco se sabe sobre este programa, mas os testes chegaram a se concretizar com o codinome Canopus em 24 de agosto de 1968 sobre o atol de Fangataufa.  Neste teste um dispositivo de 3 toneladas foi suspenso a uma altitude de 600 m  num balão sendo que a explosao teve como resultado 2,6 megatons de rendimento, este foi o maior dispositivo nuclear já testado pela França. O aparelho utilizado era uma bateria de lítio-6 deuterio de dois estagios revestidos com uranio altamente enriquecido.Varios testes foram realizados nessa regiao, o que deixou o lugar  com altos niveis de contaminaçao ficando proibido a movimentaçao de pessoas por varios anos.

Em 1973 a França deu ordem para iniciar o desenvolvimento de um novo IRBM o S3 que iria substituir os S2 em seus silos. Era composto por dois estagios sendo o primeiro estagio o mesmo do missil S2 e no segundo estagio houve um aumento no empuxo fazendo o peso util da ogiva aumentar alem do seu  alcance que passou para 3500km. Com o aumento no peso util da ogiva agora esta pode ser equipada com um novo modelo de cabeça de missil o TN61 com 1,2 megaton de potencia. A reentrada do sistema também foi reforçado contra radiações e tambem continha um novo sistema de ajuda para penetração dificultando os sistemas de defesa inimigos. O primeiro grupo de nove mísseis instalados nos silo em Plateau d'Albion foi oficialmente inaugurado em Maio de 1980 e dois grupos de nove silos estavam operacionais até ao final de 1982 tendo um total de 18 mísseis. Os relatórios indicam que cerca de 40 mísseis S-3 foram fabricados.

Na metade da decada de 80 o governo frances emitiu um requerimento para o desenvolvimento de um missil balistico tatico capaz de levar ogivas multiplas, entao começaram os testes do IRBM S4. O S-4 e composto por dois estágios movido a propelente sólido sendo possivel lançar de um sistema movel terrestre e silos, seu alcance estava em torno de 3500 km tambem.  A cabeça do missil foi equipada com  a ogiva MIRV TN-35 multipla nuclear  com 3 unidades tendo 20 kt potencia cada ogiva. O programa original  S-4 tinha por objetivo contruir  36 mísseis com poder de dispersao em torno da França tanto por via aérea como por via rodoviária em tempos de tensao. Alguns relatórios indicam que foram construidos 18 mísseis baseados em sistemas móveis e outros 18 que substituiram alguns S3 em seus silos.



ESPECIFICAÇOES

Contratante principal
Divisão de Sistemas Espaciais e Estratégicas de Les Mureaux

Comprimento(m)
13.8m S3 e 10,0m S4

Diâmetro(m)
1.5 m S3 e 1,0m S4

Peso no lançamento(kg)
25800 kg S3 e 10000kg S4

Ogiva
Unica 1000 kg  S3 e ogivas multiplas 3 no total S4

Tipo de ogiva
Nuclear 1,2 megatons S3 e 3 ogivas de 20kt para o S4

Orientação
Inertial S3 e S4

Propulsão
2 estágios a propelente sólido para S3 e S4

Alcance
3500 km para S3 e S4

CEP(m)
Nao divulgado para os dois misseis
S-3



 

Motor S3













S-3 Silo