DF5A CHINA
Na década de 1960 e 1970 a China desenvolveu uma família de misseis designada Dong Feng ou "Vento de Leste" nas versoes DF-3-DF 4, DF-5. Em setembro de 1971 começaram os testes em escala reduzida de um míssil balisticos intercontinental e tambem como veiculo lançador tendo o objetivo de integra-lo as forças armadas chinesa, era o DF-5. Porem problemas no desenvolvimento tornaram-se evidentementes no inicio e a implantação inicial da DF-5 como um ICBM operacional foi descartada, mas uma versão como veiculo lançador espacial foi concebida com o nome de PC-1 (Fengbao-Tempest). O PC-1 foi utilizado como veiculo lançador que colocaram em orbita a serie de cinco satélites para fotografias iniciada em julho de 1975 concluindo-se os lançamentos em dezembro de 1976.
A ausência lançamentos ao espaço entre janeiro de 1978 e setembro 1981 pode muito bem ter relacionada com as dificuldades nos testes de ansaio do DF-5, porem a China estava preparando testes de longo alcance de seus mísseis balísticos intercontinentais experimentais. Quatro testes parciais foram relatados em 07 de janeiro, 15 de Julho, 21 de Agosto, e 04 de setembro de 1979, o teste de teste final foi executado em fevereiro de 1980.
Em 1980 a China tinha superado a lentidao no seu desenvolvimento nuclear causado pela Revolução Cultural e teve alguns sucessos espetaculares em seu programa de armas estratégicas. Entao foram preparados uma gama completa de testes sitio de Shuangchengzi e exercícios com navios no Mar Amarelo começando em março de 1980. Finalmente, em 18 e 21 de Maio, dois lançamentos de longo alcance foram feitos no Oceano Pacífico, onde a carga foi recuperada por uma força-tarefa naval. Parece que tantos chineses quanto ocidentais concordam que o primeiro lançamento foi um sucesso, viajando cerca de 6.000 quilômetros do local de lançamento para uma zona delimitada pelas ilhas Gilbert, as Ilhas Salomão, Fiji e as Novas Hébridas. O segundo disparo parece ter sido um fracasso, saindo mais ou menos 1100km fora do curso.
Quando a DF-5 foi primeiramente testado em setembro de 1971, teve um alcance de 10.000 a 12.000 kms o que lhe permitiu pôr em risco a lado ocidental dos Estados Unidos. Começando 1983 os chineses inauguraram a segunda versao o DF-5A, com um aumento para 13.000 km e um sistema de orientação mais apurado. A atualização DF-5A aumentou tambem o peso da ogiva do sistema de 3,000 kg para 3,200 kg. A Dongfeng-5 possuía a capacidade de atingir alvos no oeste União Soviética e os Estados Unidos.
Tal como acontecue com a DF-4, inicialmente, a DF-5 foi armazenado em uma posição horizontal em túneis sob altas montanhas, e são lançados imediatamente para fora da boca do túnel antes do lançamento.. Os mísseis devem ser movidos para ceu aberto e alimentado antes de disparar com a operação de abastecimento aparentemente exigindo cerca de duas horas. A implantação inicial de um par de DF-5s em silos no centro da China foi concluída em 1981. Essa parcela das unidades de DF-5A que é implantado em silos pode ser mantida num estado de prontidao, a fim de reforçar a capacidade de sobrevivência desses mísseis, a China construiu um grande número de silos chamariz que consistem em escavações rasas com buracos que lembram a entrada de silos operacionais.
Tal como acontecue com a DF-4, inicialmente, a DF-5 foi armazenado em uma posição horizontal em túneis sob altas montanhas, e são lançados imediatamente para fora da boca do túnel antes do lançamento.. Os mísseis devem ser movidos para ceu aberto e alimentado antes de disparar com a operação de abastecimento aparentemente exigindo cerca de duas horas. A implantação inicial de um par de DF-5s em silos no centro da China foi concluída em 1981. Essa parcela das unidades de DF-5A que é implantado em silos pode ser mantida num estado de prontidao, a fim de reforçar a capacidade de sobrevivência desses mísseis, a China construiu um grande número de silos chamariz que consistem em escavações rasas com buracos que lembram a entrada de silos operacionais.
Durante muitos anos quase todas as fontes diziam que a China tinha apenas quatro DF-5s implantados em silos que afirmava que a partir de 1992, apenas quatro mísseis DF-5 estavam em alerta. Contudo, as estimativas mais recentes sugerem que alguns novos misseis em silos foram implantados a partir de 1995, e que pelo menos 13 mísseis estavam instalados no final de 1997. A partir do início de 1999, o total implantado DF5A estava estimada em cerca de 20 mísseis, fontes sugerem que em 2000 essa força ja consistia em 24 mísseis [implantado "Inside The Ring" Por Bill Gertz e Rowan Scarborough Washington Times 28 julho de 2000]. Estima-se que hoje o numero esteja perto de 50 unidades e ate 2009 Pequim nao havia mostrado intençao de tirar os DF5A de operaçao.
Em 20 de setembro de 1981 a China lançou três satélites científicos em órbita do espaço a partir de um único lançamento e muitos no Ocidente erroneamente consideraram este como indicativo que a China poderia possuir a tecnologia para desenvolver as ogivas múltiplas independente nos veículos de reentrada segmentável (MIRVs). Mas o lançamento testou nenhum MIRV e certamente um dos três satélites apenas estavam anexado na parte do conves da segunda fase. Os atuais mísseis DF-5A sao de ogiva única, mas em novembro de 1983 China inaugurou um programa de modificação dos mesmos para armar os mísseis balísticos intercontinentais com ogivas MIRVed. Devido a dificuldades técnicas, o programa foi paralisado.
O DF-5A e capaz de atingir alvos no território continental dos Estados Unidos, algumas fontes afirmam que pelo menos quatro DF-5A já possuem o MIRVed, embora geralmente nao se acredite que os misseis estejam equipados com ogivas multiplas. Com base na teorica capacidade de poder equipar os DF-5A com ogivas multiplas estas poderiam levar ate seis por missil pesando 600 kg cada.
Atualmente uma das prioridades tem sido o desenvolvimento de um combustível sólido para substituir os seus voláteis combustíveis líquidos homólogos e mísseis móveis numa transição que reforçaria a capacidade operacional da força estrategica de misseis, alem reduzir o tempo de preparação do lançamento.
ESPECIFICAÇOES
Contratante
Lançamento do Veículo Academia Chinesa de Tecnologia - CALT
Estagios
3
Comprimento(m)
32,6 m
Diametro(m)
3,35m
Peso(kg)
183000kg
Combustivel
Liquido armazenavel
Sistema de Orientação
Inercial
Primeiro vôo
1971
Operacional(ano)
1981
Desenvolvimento
Silo
Alcance(km)
12.000km - 15.000km
Peso da ogiva(kg)
3000 - 3200kg
Potencia da ogiva
1 ogiva de 2 megatons
CEP(m)
500 - 3500 m
Tempo de preparação
30-60 minutos
DF4 |
DF3 |
DF5A |
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