ATLAS ICBM
Em janeiro de 1955 a Western Divisão de Desenvolvimento iniciou um contrato de desenvolvimento do ICBM Atlas com a Convair que e uma divisao da General Dynamics Corporation, e ja em 1956 o prototipo de testes estava pronto para os primeiros lançamentos estaticos que foram realizados em seu laboratório no nordeste de San Diego.
Em janeiro de 1955 a Western Divisão de Desenvolvimento iniciou um contrato de desenvolvimento do ICBM Atlas com a Convair que e uma divisao da General Dynamics Corporation, e ja em 1956 o prototipo de testes estava pronto para os primeiros lançamentos estaticos que foram realizados em seu laboratório no nordeste de San Diego.
O A Atlas foi o primeiro R & D de configuração que levou a outros modelos operacionais da familia Atlas D, E, F e mísseis. Ela consistia de um propulsores auxiliares, propulsão e sistemas de orientação. Seu alcance máximo foi de apenas 850km inicialmente, e sua altitude máxima foi de 80km. Um total de oito Atlas foram lançados todos sobre o Atlântico no período de junho 1957 a junho de 1958. A série B teve seu sistema de propulsão próximo à sua capacidade operacional e aumentou o alcance do missil para 7700km. Atlas 4-B foi lançado com sucesso em 02 de agosto de 1958. . O oitavo missil da série Atlas o 10-B, colocou-se em órbita um satélite de comunicações em 18 de dezembro de 1958, tambem tornando-o um bem sucedido veículo de lançamento espacial.
Divisão Convair da General Dynamics produziu três modelos diferentes do Atlas ICBM destinados ao Comando Aéreo Estratégico. A primeira versão operacional do Atlas, o "modelo D" com uma fase e meia, de combustível líquido equipado com rádio-orientação por inércia e com uma ogiva nuclear e tinha um alcance em torno de 9100km. A segunda configuração Atlas ICBM, a série E, possuía todos os sistemas de orientaçao inercial e motores melhorados alem de uma ogiva maior . Os modelos E e F do Atlas foram equipados todos assim fazendo o tempo de reação diminuir devido ao seu combustível líquido que podiam ser armazenados. Os Atlas na versao D e E eram guardados na horizontal, ja a versao F do missil foi implantada em silos subterraneos verticais utilizando elevadores que levantavam o Atlas ate o nivel do solo para o lançamento.
Consequentemente em 24 de maio de 1963, o General Curtis E. LeMay, Chefe em Estado da Força Aérea aprovou as recomendações para a eliminação dos Atlas D até ao final do ano fiscal de 1965 e do Atlas E até o final do ano fiscal de 1967. Em 16 de maio de 1964, o Secretário de Defesa Robert S. McNamara acelerou a fase de retirada dos Atlas da serie E ate o encerramento do ano fiscal de 1965. Além disso, o mesmo secretário ordenou a retirada de todos os ICBMs Atlas F até ao final do ano fiscal de 1968.
Embora nunca tenha usado para seu propósito original como uma arma, o Atlas foi usado como o sistema de lançamento dispensável tanto com o Agena para as sondas espacias Mariner utilizadas para estudar Mercúrio , Vênus e Marte (1962-1973), e tambem foi utilizado em dez lançamento do programa Mercury missões (1962-1963). Atlas foi sugerida para uso pela Força Aérea dos Estados Unidos no que ficou conhecido como Projeto Vanguard, esta sugestão foi recusada, em última análise devido ao Atlas ser visto por muitos como tendo forte ligaçao com as forças armadas dos EUA.
ESPECIFICAÇOES
Serviço
SM-65 ATLAS
Comprimento(m)
22,9m sem ogiva e 25,2m com ogiva
Diametro(m)
3,05m
Peso no Lançamento(t)
116t para o Atlas D e 118t para o E e F
Alcance(Km)
14,500km para o Atlas D e 16,100km para o Atlas E e F
Velocidade(Km/h)
15,000km/h
Estagios
1 para todas as versoes
Tipo de carga
Nuclear
Peso da Ogiva(t)
3 toneladas(estimativa)
Ogivas
1
CEP(m)
1400m
Atlas D |
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Silo Atlas ICBM |
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