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quarta-feira, 28 de julho de 2010

SCUD-A E SCUD-B OS MISSEIS TATICOS SOVIETICOS

SCUD-A  E  SCUD-B

Os Scuds sao uma familia de misseis balisticos taticos moveis sovieticos de curto alcance, terra-superfície (daí a nomenclatura SS) dos sistemas de mísseis. A serie SCUD de mísseis guiados sao compostos de um único estágio, utilizando propelentes líquidos. O Scud é derivado da II Guerra Mundial tendo como base o foguetes V-2 alemão. Ao contrário da série de mísseis FROG desgovernados, os Scuds tem barbatanas móveis para aumentar o controle durante o voo.
As ogivas pode ser químicas ou nucleares alem de convencionais e o míssil, lançado verticalmente de uma pequena plataforma, tem um alcance de 300 km.
Giroscópios pouco refinados guiam o missil apenas durante o vôo motorizado, depois o motor do foguete e desligado e entao o míssil com a ogiva caem desgovernados na área-alvo. Por conseguinte, Scuds tem precisão notoriamente pobre, e quanto mais eles voavam, mais impreciso  se tornavam. Esse misseis equipam principalmente as  brigadas de frente  do exército vermelho. A série de mísseis SCUD deu aos comandantes do exército soviético  a capacidade  nuclear nas batalhas taticas.Variantes não-nucleares dos mísseis Scud foram exportados para as nações do Pacto de Varsóvia e tambem nao pertencentes a este pacto como no caso o Iraque.

O Scud-B substituiu o SCUD-A, que estava em serviço desde meados da década de 1950.
As diferenças principais sao  maior alcance do Scud B, tambem um metro  maior  em comprimento  e  presença de duas garrafas de ar na lateral da superestrutura no lugar do frasco utilizado no SCUD A. O  SCUD B usa dimetilhidrazina assimétrica (UDMH), um combustivel  mais poderoso e tóxico do que a querosene usada na  SCUD A, isto exigiu uma reformulação do motor.
Eram transportados inicialmente em um veículo pesado, baseado no chassis do tanque pesado JS da segunda guerra. Este veículo serve também como um montador e um lançador de mísseis. O Scud-B foi introduzido no chassi do JS-3 e em 1961 e foi desenvolvido o  chassis MAZ-543 e a versao com rodas em 1965.

A introdução deste novo e poderoso veiculo maleavel de rodas em lugar do antecessor de esteiras deram a este sistema de mísseis maior mobilidade rodoviária, reduzindo o número de veículos de apoio necessário, e ainda preserva uma grande escolha na seleção de posições de tiro off-road. No início de 1980, o Scud-B foi substituído pelo SS-23, que aumentou muito o alcance(500 km), tendo maior precisão, e redução de reação e tempos recarregamento do veiculo.
O Scud-C ou SS-1D alcançou sua capacidade operacional inicial com as forças soviéticas em torno de 1965. Tinha um intervalo mais longo, embora menor precisão, que o B SCUD, e foi implantado em menor número. A partir do final dos anos 1990 alguns permaneceram em serviço das forças terrestres russas.
O Scud-D tem um sistema de orientação melhor, possivelmente incorporando um terminal de radar ativo, e mais opçoes de que seus antecessores. Inicialmente operacional em 1980, ele pode não ter sido implantado pelo ex-forças terrestres soviéticas.
No lançamento, um Scud base contém cerca de 3.500 kgdo IRFNA e cerca de 1.000 kg  de combustível. A maioria dos IRFNA e o combustível sao utilizados nos primeiros 80 segundos de voo quando o míssil está  ganhando velocidade suficiente para atingir o seu objetivo. Quando esta velocidade é atingida, o Scud é projetado para desligar o motor, fechando os tanques de propelente (um tanque de combustível e um tanque de oxidante).
No início dos anos 1970, o Exército soviético procurou um substituto para o Scud B que teve um tempo muito lento de reação, cerca de 90 minutos para preparar e fogo, alem de sua baixa precisão quando da utilização de ogivas convencionais .
Na decada de 90 um esforço foi feito para substituir os Scuds e sugriu o SS-26 que aparentemente entrou em serviço no ano de 1999. Espera-se  que  SRBM SS-26 possa ser um substituto parao Scud tambem na area de exportaçoes. No início dos anos 1990 o sistema Scud ficou indiscutivelmente obsoleto e muitos veículos lançadores foram retirados de serviço devido à idade avançada do projeto e da fabricaçao.


ESPECIFICAÇOES

NATO
Scud-A  Scud-B  Scud-C  Scud-D

Serviço
SS-1b  SS-1c SS-1d  SS-1e 

Design
Makeyev OKB

Data de Implantação
1957 1965  1965   1980

Retirado
1978

Tipo de Ogiva
Nuclear  Convencional Quimica

Numero de Ogivas
1  1  1   1

Rendimento 
5-80 quilotons

Peso da Ogiva (t)
770-950 kg


Estagios
1 1 1 1
Comprimento Total (m)
10.25 m  11.25 m  11.25 m  11.25 m

Mísseis Diâmetro (m)
0.88 m  0.88 m 0.88 m  0,88 m

Peso no lançamento  (t)
6.300 kg


Alcance (km)
130 km 300 km 575-600km 700 km

Velocidade(Km/h)
800Km/h

CEP (m) (Fontes ocidentais)
4,000 m  900 m 900 m  50 m

Tempo de lançamento
60min


Scud-B
Scud-C
Scud-B

Scud- A 

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