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sábado, 31 de julho de 2010

TITAN II O ICBM ESTRATEGICO NORTE AMERICANO


TITAN I E TITAN II

O Titan I foi a primeira versão da família de foguetes Titan que começou sendo um backup do entao ICBM americano Atlas que teve seu projeto de melhoramento adiado e cancelado posteriormente como missil balistico intercontinental americano. O Titan I começou a ser produzido pela L. Glenn Martin Company como sendo um foguete de dois estágios movido a combustível líquidos criogenicos fazendo com que sua sequencia de lançamento nao fosse tao rapida. Sua potencia era explicita nos dois estagios tendo um poder de empuxo no primeiro de 150000kg  e de 40000kg no segundo estagio. Alem disso esse  ICBM   incorporou um sistema de  rádio e todos os sistemas inerciais para orientação sendo implantado em silos com elevador no inicio. O Titan I eu tinha um alcance efetivo de 10800km e estava armado com uma ogiva de peso em torno de 3100kg e teve seu primeiro lançamento sido feito em 1959. Porem este ICBM teve vida curta devido a entrada em serviço da segunda versao, o Titan II que usava combustiveis mais seguros e rapidos para manuseio alem de ter uma melhor garantia de sobrevivencia em silos porque podia ser lançado  de dentro sem precisar ser elevado como o Titan I aumentando suas chances de sobrevivencia durante um ataque nuclear, A força aerea americana fez o que foi chamado de "esforço adicional" para tirar todos esses ICBMs de operaçao em 1965 a operaçao foi consolidada, foram transferidos para California onde ficaram armazenados.

O Titan II foi o maior ICBM implantado pelos EUA e entrou em cena melhoras em relaçao a primeira versao. Continou com dois estagios, porem estes tiveram um aumento significativo em seu empuxo(215000kg no primeiro estagio e 50000kg no segundo estagio). O Titan II tinha alance 15000km e aumentou a carga util que era de 3100kg para 3750kg sendo que era usado uma unica ogiva nuclear com 9 megatons de potencia. Houve tambem uma mudança no combustivel usado que agora era o tetróxido de nitrogênio, ao invés do oxigênio líquido como oxidante anteriormente. Usou-se o Aerozine 50 como combustível. Estas duas substâncias são hipergólicas que quer dizer que eles vão incendiar logo de imediato, após a exposição um ao outro. Mesmo esta sendo uma combinação perigosa é muito menos do que o uso de oxigênio líquido e também tem a virtude de não impor a exigência de tratamento criogênico. Apesar de tetróxido de nitrogênio ser extremamente caro, os vários acidentes espetaculares com mísseis movidos a combustível criogênico, fez o custo comparativo em vidas e bens ser mais barato. Alem disso podiam ser abastecidos e continuar com o combustivel por toda a vida util do missil, ja a primeira versao so poderia ser abastecida quando fosse lançado diminuindo em muito o tempo de lançamento. Os silos do Titan II foram concebidos para serem inundados com 100 mil litros de água em cima do lançamento, e os próprios silos, foram revestidas com uma série de painéis projetados para absorver o som e vibração. Essas modificações permitiram aos mísseis serem acionado diretamente de seus silos aumentando a segurança e tambem a sobrevivencia dos mesmos.

Alguns  Titan II foram modificados para serem usado como veiculo lançador nas dez missoes do programa espacial Gemini, ja o ICBM tinha como objetivo atacar alvos militares mais estrategicos e fortificados na URSS devido a sua potente ogiva, sendo que a força nuclear americana direcionada para destruir cidades e centros militares menos protegidos era composta pelos bombardeiros B-52 com suas bombas.

ACIDENTES COM TITAN II

Houveram  vários acidentes em silos Titan II, resultando em perda de vidas ou ferimentos graves. Em agosto de 1965 53 trabalhadores da construção civil foram mortos quando o fluido hidráulico usado no II Titan pegou fogo em um dos silo de mísseis a noroeste de Searcy, no Arkansas.  Os mísseis com combustível líquido estava propensos a vazamentos de seus componentes tóxicos. No final de 1970 vazou combustivel propulsor em silo. Mais tarde, um outro local, em Potwin, Kansas  , Vazou combustível e foi fechado, mas não houve vítimas. In September 1980, Em Setembro de 1980 em outro silo Titan II (374-7) perto  no Arkansas, um técnico deixou cair uma chave que quebrou a o revestimento do míssil fazendo vazar combustível de foguete que incendiou e explodiu, contudo ela caiu inofensiva a varios metros de distancia e nao atingiu ninguem por ser uma regiao praticamente desabitada. Esse acontecimento marcou o inicio da aposentadoria dos Titan II como ICBM sendo substituidos gradativamente pelo novo modelo LGM-118 "Peacekeeper".  A maioria dosT itan II foram  desativados e alguns foram restaurados e utilizados pela Força Aérea como veículos lançadores espaciais tendo um registro perfeito de lançamentos.

Em 1987 todos so misseis Titan II foram retirados de serviço devido a idade e tambem pela entrada de ICBMs mais novo com combustivel solido. Foram fabricados ao todo 368 foguetes Titan sendo imensa maioria da segunda versao.



ESPECIFICAÇOES
 
Serviço
 
LGM-25C


Class:  ICBM



Comprimento(m)
31,30 m

Diâmetro(m)
3,05 m

Lançamento do peso(kg)
149700 kg

Peso da Ogiva(kg)
3750kg


Tipo de Ogiva:
Unica nuclear de 9.0 Megatons

Estagio
2

Alcance(km)
15000 km

CEP(m)
900m

Custo Unitario
250-350 milhoes de dolares
Status: Desativado

Periodo de Serviço:
1963-1987


Titan I

Titan II


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Familia de Misseis Titan





Titan II

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