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quarta-feira, 28 de julho de 2010

SS-6 ALBURNO O PRIMEIRO ICBM DA URSS


 
SS-6 ALBURNO


O SS-6 alburno, foi primeiro míssil balístico intercontinental Soviético desenvolvido e operacional na URSS, faz parte dos misseis sovieticos baseados em  propelente líquido criogênico.

Em 13 de fevereiro de 1953 o governo sovietico assinou um despacho para o desenvolvimento de um missil balistico de dois estagios com um alcance entre 7000-8000 km. O projeto original previa um peso total da ogiva em torno de 3 toneladas.No entanto, logo após os primeiros testes em outubro de 1953, o projeto foi alterado substancialmente. O peso total do cone do nariz foi aumentado para transportar uma ogiva termonuclear de 3 toneladas. Para preservar o alcance máximo anterior era necessário para redesenhar completamente o míssil desde o peso de lançamento que foi aumentado de 170 para 280 toneladas. O desenvolvimento desse míssil balístico foi feito em duas etapas foi tendo sido aprovado em 20 de maio de 1954.

O míssil SS-16 utiliza uma única divisão de fases paralelas, constituído por um sustentador central e quatro boosters. Os boosters formaram a primeira fase, e sustentador central constituiu a segunda etapa. Esta estrutura tandem permitiu o início eo controle de todos os motores à pressão atmosférica normal [o Atlas de primeira geração americana ICBM empregado um princípio semelhante, ao usar tanques de propelente comum para ambos e de reforço]. Cada uma das etapas apresentado um motor de foguete de quatro câmaras de ciclo aberto, utilizando oxigênio líquido e querosene. Aletas aerodinâmicas localizado na parte de tras do missil servem para o controle de vôo.

O míssil tinha uma estrutura de comando combinado, composto tanto um sistema autónomo e um sistema de comando de rádio, ambos eram independentes. O sistema autónomo fazia o controle de altitude do míssil em relação ao centro do veículo de lançamento e movimento da trajetória planejada. Também controlava a drenagem dos tanques síncronizando o propulsor em todas as unidades da primeira fase. . O sistema de controle de rádio realizada em correcções trajetória voo e previa um aumento de precisão de impacto.

Os testes de vôo do míssil 8K71 começaram em 15 de maio de 1957. O lançamento espetacular do satélite Sputnik em outubro de 1957 revelou um foguete com um impulso e alcance muito além de qualquer coisa que os Estados Unidos poderiam então produzir. A façanha Soviética fez os Estados Unidos reverem s seu programa de mísseis, a fim de reduzir a disparidade entre a impulsao e alcance dos foguetes.

Para manter o moral, vários pequenos satélites americanos como o Júpiter e foi lançado em 1958, mas levaria um tempo considerável para construir motores igualando os já desenvolvidos pelos russos.

Os resultados dos primeiros seis misseis testados R-7 (dois dos quais foram usados em uma versão modificada para colocar os dois primeiros satélites Sputnik em órbita), levou a uma modificação do cone do nariz e do seu modo de separação.

Durante os primeiros lançamentos do cone do nariz colidiram após a sua "separação do corpo do missil e foi destruído durante a reentrada na atmosfera." Entre 29 de Março e 10 de julho de 1958 o novo design com um nariz modificado foi testado com sucesso entre 24 e 1958 e 27 de novembro de 1959 e 16 testes de vôo foram realizados para assegurar a confiabilidade do projeto. Após a realização de testes em dezembro de 1959, o primeiro lançamento complexos foram colocados em alerta e, em 20 de janeiro de 1960 a implantação do míssil começou.

Durante a fase de teste do míssil R-7, em 2 de julho de 1958, um decreto ministerial foi emitido para o desenvolvimento de um ICBM melhor com base no projeto R-7. O novo R-7A (8K74) incluiu uma ogiva modernizada leve, motores mais potentes e um propulsor de maior volume. Assim, o alcance máximo foi aumentado de 8000 até 12000 km. A recém-desenvolvido sistema de navegação inercial com base no giroscópio foi desenvolvido e substituiu o sistema anterior de controle de comando por rádio e melhorou consideravelmente a precisão do míssil.

Testes de vôo esta variante foi realizada entre dezembro de 1959 a Julho de 1960.
Em janeiro de 1960, pela primeira vez um teste bem sucedido de um míssil de longo alcance foi realizado com sucesso e a ogiva teve o impacto no Oceano Pacífico.Oito lançamentos de mísseis foram realizados, dos quais sete foram bem sucedidas. No início de 1960 foi colocado em alerta ativo.

Os mísseis 8K71 8K74 foram postos em serviço nas instalações de teste no cosmódromo de Baikonur e em "Angara" na região de Arkhangelsk (posteriormente conhecido como Plesetsk). Eles foram implantados em cinco locais que consistiam em seis unidades de lançamento no total. O sistema de ICBM SS-6 teve a implantação fixada em locais no noroeste da URSS. O tempo de reação do sistema na condição de prontidão normal foi de aproximadamente dez horas. Por causa do oxidante criogênico, o tempo de espera permitido na condição de alerta máximo (tempo de reação é igual a 09:55 minutos) foi de aproximadamente uma hora. Em meados de 1968, o SS-6 foi retirado de serviço. O
uso ficou restrito a aplicações espaciais ate a entrada de novos foguetes.



ESPECIFICAÇOES

Designaçao
SS-6


NATO
Sapwood Alburno


Serviço
R-7 R-7A, R-7M


Desenvolvimento
OKB-1 (Acad. SP Korolev),


Approved Aprovado
05/20/1954 07/02/1958

Anos de I & D
1954 -1959

Engenharia e testes
1957 - 59 1959 - 60


Data de Implantação
20/01/1960 9/12/1960


Ogivas
1 - 1


Comprimento Total (m)
34.22 - 31.07 - 31.07
Lançamento do peso (t)
Total = 280 -283
Velocidade(km/h)
16000 - mach 16

Peso de combustível (t)
Total = 250

Alcance (km)
8,000- 8,500- 8,800 9,000- 9,500 e 12,000- 14,000

CEP (m) (Fontes russas)
2,500 - 5,000 /5,000


CEP (m) (Fontes ocidentais)
3,700 /3000 -3700

Número de Estágios
2 - 2


Primeiro vôo de teste do sistema 30 de janeiro de 1958
capacidade operacional inicial Início de 1960
Ultimo disparo de teste 1966
Retirada concluída 1968





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